Secretário da Educação recebe estudantes de diversas regiões no estande da Seduc na Agrotins

Secretário da Educação recebe estudantes de diversas regiões no estande da Seduc na Agrotins
Publicado em 17/05/2024 às 15:39

Em seu terceiro dia, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), atraiu muitos visitantes, que viajaram de diversos lugares do estado para conhecer as novas tecnologias do agronegócio. A Feira segue até sábado, promovida pelo Governo do Estado acontece em Palmas, até18 de maio.

Com uma estrutura sustentável, arquitetada com materiais 100% reutilizáveis e reaproveitamento de água, o estande da Secretaria da Educação (Seduc) recebeu nesta quinta-feira, 16, muitos estudantes interessados em adquirir mais conhecimentos sobre o universo agro. Os educandos foram recebidos pelo secretario da Educação, Fabio Vaz, que além de prestigiar os trabalhos expostos pelos alunos, também proporcionou um momento de interação e escuta com as escolas.

O secretario garantiu que a prioridade do Governo do Estado é oportunizar um ensino de qualidade para todos os estudantes do Tocantins. O titular da Seduc reiterou a importância da feira para estimular e incentivar os educandos das escolas agrícolas. 

“Mais de 500 estudantes das escolas do campo estarão na Agrotins para experienciar o que há de novidade na agricultura e agropecuária. É essencial promovermos essa vivência na feira que apresenta soluções de tecnologia de ponta, pois logo os estudantes do Ensino Médio estarão entrando no mercado de trabalho e precisam estar preparados”, enfatizou. Fábio Vaz.

Visitantes

Para a estudante Etaly Luizzy, da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, conhecer a feira trouxe novos conhecimentos. “Essa é a minha primeira vez na Agrotins e achei tudo interessante, gostei muito da explicação sobre os diferentes tipos de abelhas. Na escola fazemos parte da trilha do agronegócio e eu pretendo seguir nesse ramo. Ter vindo aqui hoje foi muito importante, pois pude conhecer novas tecnologias e muita coisa que não sabia que existia”, revelou.

Pela primeira vez na feira, o estudante Rafael Neto Alves, do Colégio Estadual Agropecuário de Natividade, se surpreendeu com a magnitude do evento. “Estou gostando de tudo. Os tanques e a horta mandala são muito interessantes. Eu quero ser agrônomo e tudo que posso absorver de conhecimento, que sei que vai ser bom para o meu futuro, eu estou fazendo”, disse.

A estudante Itielly Xavier, do Colégio Estadual Agropecuário de Almas, participou da palestra ‘Liderança, empreendedorismo e inovação’, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), e ressaltou como os conhecimentos adquiridos na Agrotins serão relevantes para sua formação profissional. “A palestra destacou sobre a liderança jovem e o protagonismo juvenil no agro foi muito interessante. Esse tipo de conteúdo, com uma didática própria para o nosso público, está agregando muito para o nosso conhecimento, não é sempre temos uma oportunidade como essa”, relatou.

Ítalo Ribeiro, que também estuda no Colégio Estadual Agropecuário de Almas compartilhou a empolgação de participar da Agrotins. “Nós viemos ontem pela manhã e hoje de novo. Tem tanto coisa legal pra descobrir e aprender, que não queria ir embora. Lá em Almas temos a Agrosudeste, que é maior Feira Agrotecnológica do Sudeste do Tocantins e a 2ª maior do estado, e acontece no nosso colégio. Tanto lá quanto aqui, sempre temos oportunidades de adquirir mais conhecimentos e isso é muito bom”, afirmou.

O professor do curso técnico integrado de agronegócio, do Colégio Estadual Trajano de Almeida, de Caseara, Jailson Marinho da Silva, falou sobre a participação da Agrotins. “Eu já vim nas outras edições, mas à frente de uma turma é a primeira vez. A maioria deles nunca esteve aqui, é muito legal trazer essa visão pra eles. Nossa escola fica na região do Vale do Araguaia, que hoje tem um potencial muito grande para a produção agrícola. Então, trazer essa turma aqui, é fundamental para estimulá-los e incentivá-los a querer mais, a aprender mais sobre o agro e as inovações tecnológicas”, concluiu.