HGP promove passeios com banho de sol para pacientes internados

HGP promove passeios com banho de sol para pacientes internados
Publicado em 28/06/2024 às 17:21

Para minimizar os impactos da hospitalização e auxiliar na recuperação de pacientes internados com longa permanência, o Hospital Geral de Palmas (HGP), promove  passeios de  banho de sol, associados aos exercícios de fisioterapia. A ação conta com equipes da Fisioterapia, Humanização, Neurologia e Clínica Médica.

A coordenadora da Fisioterapia pisos 1 e 2 da unidade de internação adulto, Cristiane Finotti explicou que, “A fisioterapia ajuda a restaurar o movimento e a função de uma pessoa que é afetada por algum tipo de lesão, doença ou incapacidade. Os pacientes atendidos com esta ação, são aqueles que estão internados por um período de longa permanência, com quadros clínicos estáveis. Nós realizamos a triagem dos usuários e semanalmente descemos ao estacionamento com eles para tomarem sol”.

A profissional acrescentou que, “o intuito é fazer com que tenha a oportunidade de ver a luz do sol, e pessoas. Pacientes com este perfil evoluem com comprometimento emocional, social e com graus de dependência motora variáveis. Sendo assim, atividades como sair do leito hospitalar, ver pessoas, tomar sol, impactam de forma positiva na evolução dos mesmos, melhorando seu sistema imunológico, humor e melhor aceitação ao tratamento”.

“Eu fraturei a coluna  e estou  internado há 60 dias. É muito bom este acolhimento dos profissionais, só tenho agradecimento” contou um dos pacientes contemplados com o banho de sol,  o morador de Guaraí, Antônio José Cavalcante  que está com previsão de alta, nos próximos dias.

A fisioterapeuta da ala de neurologia, Wellen Cristine Costa Paiva contou que “o senhor Antônio foi um paciente que chegou pra nós com muitas dores e devido a fratura ele não podia sair do leito, ficou um período acamado  saindo do quarto apenas na maca deitado. A fisioterapia era só ativo assistido no leito por que ele não podia nem sentar. E hoje já operado diminuiu as dores, conseguimos tirar ele da cama e levamos ele lá fora pra ele sentir o mundo de novo. Respirar um ar puro e vê a luz do dia. Foi incrível”.