Projeto Lírios do Cerrado inicia 2ª etapa de formação de trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde

Projeto Lírios do Cerrado inicia 2ª etapa de formação de trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde
Publicado em 01/07/2024 às 15:36

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) inicia na segunda-feira, 01, nos municípios de Palmas, Pedro Afonso e Arraias a semana de qualificação do Curso em Atenção Integral à Saúde das Pessoas em Situação de Violência – Projeto Lírios do Cerrado. A ação coordenada pela Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS-TO) tem como público-alvo trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e atores estratégicos envolvidos na atenção e gestão, no contexto da violência.

O Projeto Lírios do Cerrado é voltado à temática das pessoas em situação de violência e teve início em outubro de 2023, com a formação de 45 multiplicadores em sua 1ª etapa. Em 2024, na 2ª etapa, o projeto prevê a realização de 21 turmas distribuídas em 16 cidades regionalizadas nos territórios, que são as cidades pólos, abrangendo as oito regiões de saúde do Estado, formando 797 profissionais. Até o ano de 2025 o projeto tem o objetivo de formar 1.225 trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

“O anseio é que esta formação produza impactos positivos no processo de fortalecimento da atenção integral à pessoa em situação de violência no âmbito da Rede de Atenção à Saúde do SUS Tocantins, reverberando em serviços e equipes de saúde nos territórios, bem como na atenção qualificada e oportuna aos usuários do SUS”, esclareceu a diretora da ETSUS-TO, Raimunda Fortaleza.

De acordo com a técnica do Núcleo Coordenador do Projeto, Liana Bacelar, “esta segunda etapa do Projeto é importante, pois são as turmas regionalizadas, acontecendo nos municípios pólos com a presença de Trabalhadores da saúde, Conselheiros Tutelares, profissionais de CREAS, CRAS e outros serviços da rede intersetorial daquela região de saúde. Onde não apenas alinham conceitos, mas conhecem protocolos, serviços e pessoas, pensam estratégias coletivas de enfrentamento a desafios comuns, no intuito de qualificar serviços e processos de trabalhos, na lógica do fortalecimento da rede”.

Segundo o gerente de Educação Permanente em Saúde, Paulo Henrique Mendes Teixeira, “o Curso lírios do Cerrado tem uma temática de extrema relevância para o Tocantins por se tratar de um tema sensível de um importante problema de saúde pública do nosso Estado, e infelizmente não temos percebido grandes avanços, pelo contrário, temos vivenciado um crescimento do número de casos e notificações de violências de todos os tipos”.

O gerente acrescentou que “a Secretaria de Estado da Saúde possui uma instituição formadora voltada aos trabalhadores do SUS, que é a ETSUS e preocupada com este cenário epidemiológico oferta o curso ‘Lírios do Cerrado’ visando contribuir positivamente e minimizar os impactos do cenário atual”.

Para a técnica do Núcleo Coordenador do Projeto, Margarida Araújo Barbosa, “estamos trabalhando acolhimento, atendimento, notificação e o seguimento em rede, que são as quatro dimensões do cuidado à pessoa em situação de violência, imprescindível para a boa atenção a esse público alvo. A participação dos trabalhadores tem sido efetiva, as trocas têm sido muito produtivas, são trabalhadores que já vêm de uma vivência com a atenção às pessoas em situação de violência nos territórios, estamos otimistas com os impactos que esse curso pode causar”.

Dados

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN/NET), em 2020, o Tocantins registrou 4.680 casos de violências, incluindo violência autoprovocada, tráfico de seres humanos e intervenção legal. Sendo 3.207 casos de violência cometidos contra mulheres (68,52%). De todos os casos registrados, 1.904 foram de violência física, 728 sexual e 399 psicológicas, sendo as mulheres as mais vitimadas.

“Considerando os dados epidemiológicos da violência no Estado é que promovemos este relevante projeto, cumprindo com as atribuições de ofertar processos educacionais condizentes com as necessidades de saúde da população, as realidades territoriais das regiões de saúde, as demandas dos Trabalhadores e Gestores do SUS Tocantins e com as políticas públicas vigentes”, pontua a diretora da ETSUS-TO, Raimunda Fortaleza.

Cidades polos

No ano de 2024, os 16 polos que abrangem as oito regiões de saúde do Estado são  Palmas, Miracema, Gurupi, Porto Nacional, Augustinópolis, Araguatins, Tocantinópolis, Xambioá, Paraíso, Araguaína, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas, Arraias, Dianópolis e Taguatinga.