SES-TO participa da abertura do PET-Saúde Tocantins 2024

SES-TO participa da abertura do PET-Saúde Tocantins 2024
Publicado em 14/06/2024 às 17:00

Na busca por fortalecer as ações de integração ensino-serviço-comunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou, na sexta-feira, 14, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), da abertura do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade). A ação do Ministério da Saúde (MS) visa promover o acolhimento e a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere à igualdade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiências, bem como a saúde mental relacionada ao trabalho. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, “temos buscado a cada dia ampliar a interação com as instituições de ensino, na busca de qualificação dos nossos profissionais e fortalecimento das pesquisas e extensões que possam beneficiar a população usuária do SUS, em todo o Estado. O PET-Saúde é um programa de grande relevância e tenho certeza que contribuirá significativamente para uma saúde pública melhor no Tocantins”.

A professora, enfermeira e técnica do Observatório Força de Trabalho na Saúde (CIEGES /SES-TO), Michelle Filgueira explicou que “O PET-Saúde vai propiciar o conhecimento e a reflexão sobre as questões de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências com vistas a minorar as desigualdades sociais no trabalho na saúde, viabilizando práticas formativas transversais na formulação de políticas públicas visando um espaço de trabalho livre das desigualdades, promovendo a valorização, segurança e saúde das trabalhadoras e futuras trabalhadoras  no SUS”.

“Além disso, a proposta é promover ações de  combate ao preconceito e assédio, carga de trabalho excessiva, falta de reconhecimento profissional, lideranças com comportamentos inadequados e abusivos e contribuir com a qualidade de vida da trabalhadora e futura trabalhadora no SUS”, acrescentou a técnica.

No Tocantins, o PET-Saúde é desenvolvido pelos seguintes parceiros: UFT, SES-TO e Secretaria Municipal de Saúde de Miracema. Fizeram parte do evento, além do secretário Carlos Felinto e da professora Michelle, a pró reitora de extensão, professora Dra. Maria Santana Milhomem; a coordenadora do PET-Saúde Tocantins, Mirian Becker; a superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde/SES-TO, Leide Idaine Barros; o superintendente de Políticas de Atenção à Saúde/SES-TO,  Robson José da Silva; o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho /SES-TO, Tiago Pereira e a professora, Dra. Alice Agnes.