Roda e conversa com o poeta Zacarias Martins movimenta escola indígena Xerente, em Tocantínia

Roda e conversa com o poeta Zacarias Martins movimenta escola indígena Xerente, em Tocantínia
Publicado em 11/06/2024 às 15:46

Numa iniciativa da Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o poeta e jornalista Zacarias Martins foi o convidado especial do Projeto Leitura Viva, quando participou de  uma  animada roda de conversa que  foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 11,  no Núcleo de Educação Infantil da Aldeia Porteira, da comunidade Xerente.

De uma maneira lúdica e sempre bem-humorada, Zacarias Martins envolveu as crianças Xerente que ficaram encantadas com a sua contação de histórias e a sua performance musical. Ao final, o autor sorteou alguns brindes e livros entre as crianças participantes desse animado encontro. Também fez doação de livros para reforçar o acervo da biblioteca escolar.

Ao dar as boas-vindas ao ilustre convidado,  o coordenador pedagógico do Núcleo de Educação Infantil da Aldeia Porteira, Tiago Xerente, disse que  a presença do poeta Zacarias Martins naquela  unidade escolar foi muito importante para contribuir  ainda mais para ampliar os conhecimentos  das crianças que ali estudam.

Sobre o Projeto Leitura Viva

O secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, explica que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática na Rede Municipal de Ensino é uma iniciativa que ao longo da sua existência, tem obtido resultados altamente positivos,  com seu leque de ações  que facilitam o despertar dos alunos para o prazer  pela leitura, sem que isso seja uma obrigação pela escola.

“Nossa metodologia pedagógica desde cedo, busca incentivar os alunos a lerem de forma prazerosa. Eles são estimulados a usar a linguagem por meio da leitura, pois é por meio do experimento, do estímulo da imaginação, do lúdico, e da fantasia, que estamos obtendo maior envolvimento de nossas crianças”, afirmou André Goveia, destacando que as rodas de conversas com os principais autores regionais tocantinenses, contribuem para enriquecer ainda mais esse projeto.