Seduc realiza o I Monitoramento Integrado Formativo na Superintendência Regional de Educação de Guaraí

Seduc realiza o I Monitoramento Integrado Formativo na Superintendência Regional de Educação de Guaraí
Publicado em 10/06/2024 às 16:26

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove nesta segunda e terça-feira, 10 e 11, o I Monitoramento Integrado Formativo na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí. O objetivo é subsidiar, auxiliar e fortalecer as ações desenvolvidas nas SREs para a efetividade do trabalho pedagógico de forma integrada e articulada, a fim de reforçar a gestão escolar com foco na evolução da qualidade da educação na rede estadual de ensino.

Em pauta, a avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP); o programa de bolsa permanência “Presente PROFE”, do Programa de Fortalecimento da Educação; a jornada ampliada nas unidades escolares; o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto); o Documento Curricular do Tocantins (DCT); a Escuta ativa das unidades escolares; a socialização do trabalho desenvolvido no Monitoramento Integrado; e escuta ativa e devolutiva aos gestores da SRE.

A técnica da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, Maria Jesus Pereira de Barros, explica que as técnicas que estão nas SREs não têm o papel de fiscalização, mas sim de trazer subsídios e orientações sobre o trabalho que é executado nas regionais e nas unidades escolares. “Também é uma troca de experiências, um feedback.  Ouvir as dificuldades que a Regional enfrenta perante as escolas, os projetos e as ações. É ainda um momento de comunhão e integração com as superintendências regionais”, completa.

O assessor Regional de Gestão Pedagógica e Educacional da SRE, Adão Carlos Martins Guimarães, ressalta que o monitoramento educacional promove o acompanhamento sistemático de um conjunto de indicadores educacionais e estatísticos, fornecendo, dessa forma, elementos importantes para o planejamento e execução de ações pró-melhoria da qualidade de ensino. “Por isso a importância da participação das equipes, a integração e o esforço conjunto, que reforçam nossa capacidade de alcançar resultados significativos e de qualidade”, frisou.