Seduc inicia formação do programa Alfabetiza Mais em todo o Estado

Seduc inicia formação do programa Alfabetiza Mais em todo o Estado
Publicado em 15/05/2024 às 14:45

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta terça-feira, 14, o 1º Encontro Formativo do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, etapa regional, destinado a gestores escolares das redes municipal e estadual e formadores das secretarias municipais de educação. O evento é realizado em dois dias, nas Superintendências Regionais de Educação.

O programa Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada integra as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e tem o desafio de proporcionar condições para que todas as crianças das escolas públicas sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental.

A gerente de Educação Infantil da Seduc, Sâmia Maria Carvalho de Macedo, explicou como estão sendo realizadas as formações. “Estamos na etapa em que os formadores regionais estão capacitando os formadores municipais dos 1º e 2º anos do ensino fundamental e os gestores das unidades escolares municipais e estaduais”, contou.

Entre os objetivos da formação está o de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores alfabetizadores, com o apoio na consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e oralidade dos seus estudantes.

Experiências de Colinas 

Os educadores que estão participando da formação em Colinas do Tocantins estão motivados com a proposta de trabalhos. Lá, a capacitação está sendo coordenada por Helena de Sousa, técnica pedagógica de Currículo de Linguagens e Sérgio Marcos, assessor regional de Gestão Pedagógica e Regional.

 “A alfabetização é o primeiro passo para que o ser humano caminhe sobre os trilhos do conhecimento que transforma e liberta”, ressaltou a superintendente regional de Educação de Colinas, Josefa Almeida.

“Essa formação nos ajuda a fortalecer o nosso regime de colaboração entre o estado e município. Sabemos que os desafios para alfabetizar são muitos, no entanto, precisamos avançar para garantir que estudantes que estão nos 1° e 2° anos do ensino fundamental passem a ler, escrever e a compreender as suas leituras”, esclareceu Sandra Maria Ferreira Silva Coelho, secretária municipal de Educação de Tupiratins.

A gestora escolar Maria Aparecida Ferreira de Milhomem, também de Tupiratins, destacou a importância do evento para aprimorar o trabalho que já está sendo realizado no município. “Quero parabenizar por essa ação, que vem ao encontro com os nossos desafios de aprendizagens conforme a realidade do nosso município. Eu acredito que participar dessa formação vai contribuir com a política de alfabetização de cada escola”, comentou.

Formação em  Dianópolis 

Na Superintendência Regional de Educação de Dianópolis, o encontro está sendo realizado no Auditório Municipal Professora Margarida e os educadores estão animados com a nova proposta de trabalho. Lá, estão participando profissionais de Almas, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Novo Jardim, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga e Taipas. 

O encontro está sendo coordenado pelas articuladoras regionais de Gestão e Formação, Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel, Keila Alves Freitas e Hermínia Nunes. “Nessa formação a proposta é fortalecer o regime de colaboração entre a rede estadual e as municipais de ensino, tendo como foco o sucesso da alfabetização das crianças e aprimorar a gestão escolar”, frisou Jane de Cássia. 

A educadora Rosângela Pereira Silva, uma das formadoras, destacou a oportunidade de participar do evento. “É o momento de aprendermos a caminharmos juntos para o alcance do compromisso nacional e a garantia de que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas”, comentou.

A formadora da primeira fase do ensino fundamental, Gleiciane dos Santos de Souza lembrou a responsabilidade de alcançar as metas. “Eu estou feliz em poder contribuir de forma significativa para o aprimoramento de práticas pedagógicas”, afirmou.

A formadora municipal de Dianópolis, Rone Lúcia Alves Vogado Silva disse que a formação trará mais experiência para apoiar os professores nessa tarefa de alfabetizar com sucesso. 

A educadora Maria Amélia Araújo Bacerlar, gestora escolar do Centro Educacional Municipal Laura do Carmo, de Taguatinga destacou que a formação contribuirá para manter a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Encontro de formadores em Gurupi 

A Superintendência Regional de Educação de Gurupi está realizando a formação nos Espaço Maker e no auditório do Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, e conta com os formadores regionais, Marília Medeiros e Liliane Oliveira.

O superintendente regional de Educação de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, destacou a importância do evento. “A alfabetização é definida como o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever de maneira adequada e a utilizar esta habilidade como um código de comunicação e um meio de aprendizagem, uma ação fundamental para o sucesso da educação pública”, expressou. 

“Esse momento de formação é importante porque nos leva a refletir sobre a prática diária e contribui para o conhecimento profissional. E ainda, representa uma oportunidade para acompanhar o desenvolvimento das ações do programa”, comentou Glades Regino de Lima, diretora da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, de Gurupi.