Estudantes da rede estadual de ensino viajam para participar do Mundial Escolar de Futebol na China

Estudantes da rede estadual de ensino viajam para participar do Mundial Escolar de Futebol na China
Publicado em 14/05/2024 às 19:55

O time de futebol feminino sub-18 do Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado, de Araguaína, composto de 18 estudantes, participará do Mundial Escolar de Futebol, o ISF WSC Football 2024, realizado em Dalian, China, entre os dias 17 e 27 de maio, pela Federação Internacional de Esporte Escolar. A delegação do Tocantins embarcou em Palmas, nesta terça-feira, 14.  

As estudantes-atletas tocantinenses foram convocadas pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), e contam com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Além da equipe tocantinense, a delegação brasileira conta com um time de futebol masculino do Amapá. O Brasil está no grupo C, com as seleções de Uganda, República Tcheca, Canadá e Nigéria.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, ressaltou a importância do investimento do Governo do Tocantins no desporto escolar para a conquista desses resultados no cenário internacional. “Estamos muito orgulhosos de nossas estudantes, que estão mostrando a força do desporto escolar tocantinense. Acreditamos no potencial e na qualidade técnica das nossas estudantes. Certamente, elas vão se destacar nesse Mundial na China”, completou.

O treinador do time, Paulo Sérgio Benedito, disse que está otimista. “A expectativa é a melhor possível, de representar bem o Brasil em uma competição a nível internacional. Poder levar o nome do estado do Tocantins num evento mundial nos deixa muito feliz. O Colégio Cívico-Militar Domingos da Cruz Machado está indo ao outro lado do mundo com a intenção de trazer o melhor resultado para nosso estado”, disse confiante.

Destaque Internacional

Ano passado, em um momento histórico para o desporto escolar da rede estadual de ensino, o time de futsal feminino do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína, colocou o Tocantins em evidência no cenário internacional, com o 2º lugar no Campeonato Mundial de Futsal Escolar Feminino, que aconteceu em Belgrado, na Sérvia. Algumas das estudantes-atletas daquele time compõem essa equipe que competirá na China.