Escola Tocantinense do SUS divulga lista de qualificações que serão ofertadas em 2024

Escola Tocantinense do SUS divulga lista de qualificações que serão ofertadas em 2024
Publicado em 15/04/2024 às 16:41

Para promover uma melhor formação e qualificação do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) divulgou na sexta-feira, 12, a lista de qualificações a serem realizadas no ano de 2024 na Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (ETSUS).

As qualificações podem ser realizadas por profissionais de saúde com atuação no SUS nos âmbitos municipal, estadual e federal, potencializando assim, melhorias em seus processos de trabalho, planejamento da saúde e atendimento ao usuário.

“Entendemos que as ofertas educacionais em saúde para o ano de 2024 busca atender as necessidades do território, tendo, o processo de trabalho como seu objeto de transformação com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços, visando alcançar equidade no cuidado, e o cumprimento dos princípios e diretrizes do SUS”, disse a Raimunda Fortaleza.

Cursos ofertados

No mês de abril, a unidade está ofertando os cursos: Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violências (Projeto Lírios do Cerrado); Libras; Formação Pedagógica em Docência EAD; Elaboração de Projetos de Processos Educacionais em Saúde no Tocantins.

Em junho, os profissionais interessados podem se cadastrar nas qualificações: “Juntos pela Vida” (estratégias de redução da mortalidade materna); Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos; História da Reforma Sanitária Brasileira/RSB e criação do SUS; Curso técnico em agente comunitário de saúde/ACS e agente de combate às endemias/ACE – projeto mais saúde com agente do Ministério da Saúde;

Já em agosto, há o curso Comunicação em Saúde, destinado para os trabalhadores da saúde.

E em setembro, haverá o curso introdutório do SUS, que será ofertado a conselheiros de saúde e trabalhadores do SUS.

Certificação


O certificado de conclusão dos cursos é fornecido pela ETSUS para todos os discentes devidamente matriculados nos cursos, frequência mínima de 75% e que tenham realizado todas as atividades de aprendizagem propostas no plano pedagógico.